São Jorge Acessível

O turismo acessível tem vindo a afirmar-se no Mundo como uma prioridade, como é o caso do trabalho desenvolvido pelas Nações Unidas através dos seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Tornar São Jorge num destino turístico acessível para todos, levou ao desenvolvimento desta área na plataforma Explore São Jorge permitindo-nos, assim, perceber o nível de acessibilidade atualmente existente na ilha.

Esperamos que esta compilação de informação venha facilitar o trabalho dos operadores e agentes turísticos na elaboração dos seus programas acessíveis, mas que também contribua para os visitantes que, por algum motivo têm um qualquer tipo de limitação ou constrangimento no acesso ao nosso património natural e material, e que deverão ter a possibilidade de usufruir e desfrutar de produtos e serviços turísticos na nossa ilha.

  • Transportes Aéreos
  • Transportes Marítimos
  • Alojamentos Acessíveis
  • Restaurantes Acessíveis
  • Locais a Visitar
  • Animação Turística

Todas estas companhias aéreas prestam apoio aos passageiros com necessidades especiais e a crianças que viajam sem companhia, seja no aeroporto ou a bordo. Pode solicitar esta assistência no ato da reserva ou até 48 horas antes da partida do seu voo nos websites das respetivas companhias, através dos contact centers ou do seu agente de viagens.

Muletas, próteses, cadeiras de rodas ou outros objetos de apoio à locomoção podem ser transportados gratuitamente. Deverá consultar os sites das respetivas companhias aéreas para conhecer todas as condições. Para sua segurança, a companhia aérea pode exigir que se faça acompanhar por outra pessoa. Se tiver um histórico de doença recente, deve informar-se sobre a necessidade de autorização médica.

Poderá contactar diretamente as companhias aéreas para mais informações, como transporte de cães-guia, artigos médicos, alergias e restrições alimentares, entre outras.

É possível deslocar-se inter-ilhas de barco entre os meses de maio e setembro, à exceção das ilhas de São Jorge, Pico e Faial e do Corvo e das Flores, que têm ligações marítimas durante todo o ano.

A Atlânticoline disponibiliza elevadores a bordo, cadeiras de rodas e acompanhamento personalizado a todos os passageiros com mobilidade reduzida. Os seus barcos são acessíveis a todas as pessoas, à exceção do barco que efetua a ligação entre as ilhas das Flores e do Corvo, que não é acessível a passageiros com mobilidade reduzida. Este serviço deve ser solicitado no momento da reserva/ compra do seu bilhete.

 

Existem inúmeros alojamentos nos Açores, com diferente conceitos, para todos os orçamentos. Nestas unidades encontrará, pelo menos, um quarto adaptado a hóspedes com mobilidade reduzida e com casa de banho devidamente equipada.

Alguns alojamentos disponibilizam outras instalações e dispositivos, como por exemplo, lugar de estacionamento reservado, rampa de acesso ou outros meios de elevação, percursos acessíveis ou sinalização de fácil entendimento. Sugere-se que seja efetuada uma reserva antecipada, de forma a confirmar as condições necessárias.

A gastronomia açoriana é rica e diversificada. Carne, peixe fresco, marisco, doçaria, queijo e vinhos são algumas das iguarias que podem ser encontradas nos diversos restaurantes espalhados pelas ilhas.

Com entradas acessíveis e espaços de circulação, estes restaurantes podem ou não ter casas de banho devidamente equipadas e local de estacionamento reservado. Sugere-se que seja efetuada uma reserva antecipada, de forma a confirmar as condições necessárias.

A Ilha de são Jorge é conhecida pelas suas bonitas paisagens, pelo verde dos campos e pelo azul do mar. É uma ilha marcada também pela História e pela cultura. Nestes espaços acessíveis, poderá ou não encontrar estacionamento reservado e instalações sanitárias equipadas.

Visitar os Açores é enriquecer a sua vida com experiências únicas. Estas empresas poderão proporcionar- lhe momentos inesquecíveis, em contacto com a natureza. Quer seja uma atividade mais aventureira ou uma simples visita à ilha, sugere-se que seja efetuada uma reserva antecipada, de forma a confirmar as condições necessárias.

Diretório de Locais Acessíveis