Gastronomia e Bebidas

O produto mais conhecido da ilha é, sem dúvida, o Queijo de São Jorge. De Denominação de Origem Protegida, este é um queijo curado de pasta dura ou semi-dura, de sabor limpo, ligeiramente picante e aroma forte. É um produto internacionalmente conhecido, cujas qualidades o distinguem em absoluto dos outros queijos portugueses. Mantém toda a sua forma tradicional de fabrico.

As amêijoas da Caldeira de Santo Cristo são reconhecidas pela sua qualidade de excelência, sendo a sua apanha condicionada e o petisco só pode ser apreciado em alguns restaurantes.

O microclima de algumas fajãs permitiu o aparecimento de raridades agrícolas, como uma plantação de cafezeiros, caso raro na Europa: na Fajã dos Vimes produz-se café, de paladar e aroma intenso, feito com grãos colhidos localmente. Muitos visitantes rumam a esta pequena fajã para provar o saboroso café, que é diferenciado por ser biológico.

A aguardente de canela complementa a doçaria da ilha, onde coscorões, rosquilhas e bolos de coalhada são receitas tradicionais. As espécies, doce em forma de ferradura e com “janelas” por onde se espreita o recheio, são típicas da ilha. Existem várias versões da receita, que têm em comum a presença de especiarias como erva-doce, canela ou pimenta.

Tours, Programas e Oportunidades...

Sugestões onde comer…